"

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Valdir Pereira desce ao inferno

  Uma manhã de quarta feira comum em Americanópolis, os feirantes chegaram cedo e já montaram suas barracas na rua de baixo. Um caminhão de gás desce as ladeiras tocando sua música insuportável anunciando promoção de gás. Os meninos batem bola no portão do seu Isaias e os pinguços já estão conversando animadamente no bar... isso que não passam de nove horas da manhã.
 Valdir Pereira quer apenas passar um café quente para animar sua manhã e com esse pensamento em mente adentra a cozinha de sua minúscula casa depois de realizar seu ritual de purificação da alma de todos os dias.
 Ou sua cagada matinal para os leigos.
 O fogão não acende.
 Até aí nada demais, no pior dos casos o gás acabou... Mas não na casa do mago, caçador de diabos e lendas urbanas Valdir Pereira. – Pensou Valdir Pereira.
 E eu poderia parar de pensar dessa forma tão cheia de mistério e com essa voz de narrador de conto de terror... – Também pensou Valdir Pereira.
 Se não sabem, saibam que caçador de lendas urbanas não é um emprego muito bem remunerado, por isso os caçadores têm que se virar como podem para pagar as contas e no caso de nosso amigo um botijão mágico com gás que nunca acaba seria uma ótima saída para não precisar gastar com botijões de gás convencionais... Caso não houvessem roubado o dele durante a madrugada. Coisa que ele constatou logo que saiu no quintal e viu que o cadeado da casinha do gás se fora.
 Então porque ele não colocou um cadeado mágico a prova de roubos você pode estar se perguntando?
 Para não dar na vista, responderia Valdir Pereira.
 Afinal descrição é uma das habilidades de um sujeito como ele.
 E artefatos mágicos custam uma grana preta se vocês não sabem.
 E falando em artefato mágico, o botijão de gás infinito foi dado a Valdir Pereira por um gênio de garrafa que estava aprisionado em uma garrafa de guaraná num boteco.
 E como o gênio foi parar lá?
 Bem, ele estava andando na rua e parou no referido boteco para se refrescar com uma guaraná gelada pois o dia estava absurdamente quente, só que ele se esqueceu do procedimento padrão entre os gênios que é de não tomar bebidas engarrafadas direto no gargalo, e sim usar um canudinho para não ser sugado garrafa a dentro.
 Não por isso esse foi sugado para dentro da garrafa que por sorte estava quase vazia.
 O dono do boteco vendo que o cliente em questão havia sumido no ar logo achou que o fosse caso de calote, mas quando viu o homenzinho dentro da garrafa achou o máximo e tratou logo de expor a garrafa com o homenzinho no balcão junto da gaiola do passarinho e ela virou atração para o povo da rua.
 Não fosse pela ação de Valdir Pereira que derrubou a garrafa acidentalmente tentando libertar o passarinho, ele estaria preso lá até hoje.
 Mas voltando a caso do roubo do botijão.
 Dando uma rápida volta pela vizinhança a caminho do mercado com ouvidos atentos Valdir Pereira ouviu comentários sobre a baixa no preço do gás e notou também que os caminhõezinhos de gás passavam com mais frequência naquele dia.
 - Só pode ter sido um diabo... – Murmurou Valdir Pereira consigo mesmo.
 Depois de comprar algumas coisinhas no mercado como gelatina em pó, suco de manga concentrado e um pacote de bolacha de agua e sal, Valdir Pereira voltou para casa pegou sua bolsa favorita e colocou dentro dela o livro que estava lendo, sua marmita forrada com uma bela feijoada e couve com farofa que sobrara da marmitex de ontem e uma garrafinha com suco de manga recém preparado, afinal é sempre bom estar preparado para qualquer imprevisto, afinal sua jornada podia levar o dia inteiro e almoçar na rua custa caro.
 Antes de sair pela porta da cozinha da uma última olhada para a mesa e vê a caixinha de gelatina em pó, a coloca na bolsa.
 Imprevistos meu amigo, imprevistos!
 Após andar algumas ruas, Valdir Pereira desce o escadão e adentra uma viela. Averigua se não tem ninguém vindo e com a agilidade de um gato salta o muro de uma casa.
 No quintal abre a portinha do abrigo do relógio de agua, e constata que lá dentro está apenas o relógio de agua, fecha a porta.
 Conta 5 segundos pronuncia uma senha em uma língua desconhecida por este que vos fala e ao abrir a porta novamente o que se vê é uma passagem escura e sombria, Valdir Pereira se esgueira pela portinha e adentra a passagem.
 Aaaaaaaaa!
 A portinha se fecha logo em seguida.
 Se arrastando por um labirinto de tuneis Valdir Pereira vai avançando até chegar a uma gruta enorme.
 Moscas do fogo com sua luz alaranjada voam para e para cá iluminando o local que como é no centro da terra não tem luz solar.
 Pelo chão se ve esqueletos humanos empilhados, ossos de dinossauros e até de outras criaturas desconhecidas pelo homem.
 Valdir Pereira chega até uma casinha de madeira a beira de um lago vulcânico. Bate três vezes na porta.
 - Quem ousa?
 - Sou eu, o Pererinha!
 A porta se abre rangendo... Nheeeec!
 Uma figura surge detrás da porta aberta.
 - Opa, e aí Valdir quanto tempo! – É o Gênio de garrafa.
 - Fala Luizinho.
 - O que te trás aqui nas profundezas da terra? Tá indo pro inferno é?
 - Então rapaz, eu to pensando em dar uma descida lá e já que tava passando...
 - Vixe, melhor voltar outro dia, feriado.
 - ?
 - No inferno. Tá fechado.
 - É? Não sabia que lá tinha feriado.
 - Pois é, o capeta saiu pra resolver uns assunto com uns grã-fino, gente graúda pelo que sei, político, empresário, gente de igreja... Aí os diabo fecharam as porta do inferno e decretaram feriado a semana toda. Mas quando o capeta voltar meu amigo... Ai ai... o pau vai cantar.
 - Ah, o que é um peido pra quem tá cagado... Né? Vão passar a eternidade toda no inferno memo. Um dia de folga que mal tem... Mas voltando ao começo da conversa, se não viu nenhum diabo passar aqui com aquele botijão de gás que tu me deu?
 - Xô pensar...

 - Rapaz não vi não... roubaram é?
 - Roubaram...
 - Ahhh.
 Os dois se olham por um momento, o gênio propõe.
 - Bom se você tiver interessado até posso te dar outro em troca da sua alma?
 - Tudo isso?
 - Então rapaz é que ali no inferno os cara troca numas parada maneira e tal... e eu não to afim de vender a minha. – Justifica o gênio com ar malandro.
 - Bom, eu tenho aqui suco de manga, gelatina de framboesa... – Diz Valdir Pereira remexendo na bolsa.
 - Opa, gelatina de framboesa é gostosa heim. Se eu tivesse uma geladeira pra gelar isso aí rapaz...
 - Huuum... Tu faz um bem bolado numa geladeira por um botijão daquele?
 - Demorou. Só não te dou de graça porque é só um desejo por pessoa e tal, sabe como são a regras né... tem uma geladeira aí nessa sua bolsa mágica?
 - É... Não.
 E a bolsa nem é mágica, só uso porque achei estilosa – Pensou Valdir Pereira.
- Então sem chance, Pereira. Mas se eu souber de alguma coisa te aviso. Teu celular é o mesmo?
 - É sim, vou subindo lá então, já que o inferno tá fechado não deve ter sido ninguém de lá não. A gente se fala.
 - Opa, tamos aí. Acho que o capeta volta hoje, se voltar eu te aviso.
 - Beleza.
 Valdir Pereira já se distanciando da casa pensa em descer até o inferno mesmo assim, porém a música do caminhãozinho de gás tocando lá longe, mesmo que abafada chama a atenção de Valdir Pereira.
 - É o quinto hoje. – Ele pensa.
 A portinha do abrigo de água se abre lentamente, pela fresta Valdir Pereira olha se não tem ninguém no quintal da casa que adentrou a pouco e para sua surpresa alguém passa. Como sua visão é limitada ele vê somente as pernas do sujeito, mas as calças amarelas não deixam dúvidas, são entregadores de gás.
 Valdir Pereira permanece em seu esconderijo e observa, o homem agora acompanhado de outro, descarregam o caminhãozinho trazendo botijões para dentro da casa e saindo com outros botijões.
  Se fosse um depósito de gás, uma padaria ou um restaurante tudo bem, mas que cidadão normal compraria tanto gás assim? Apesar de o preço estar realmente em conta – Ele constata isso pelo anuncio que o caminhãozinho faz nas pausas do jingle: esse é o gás, tá barato demais, a chama do seu fogão é mais quente com a vulcagás - Será que eles não têm noção do perigo que é armazenar tanto gás em casa? – Pensou Valdir Pereira.
 Os homens se vão e a dona da casa fecha o portão.
 Ao que tudo indica foi só uma venda de gás como qualquer outra. Mas 14 botijões? O que dona Irene estaria tramando? Um atentado contra a humanidade? Explodir caixas eletrônicos? Afinal a dinamite anda tão cara ultimamente que os mal feitores tem que recorrer a alternativas caseiras como biribinhas e outras ideias catastróficas como joelho de porco com repolho roxo cozido, a pior das armas químicas caseiras que já existiu.
 É sério, dia desses um mal feitor tentou assaltar uma agência bancária munido apenas de seu anus e os intestinos cheios de gás mortal, para a sorte de todos ele estava com prisão de ventre e não conseguiu disparar.
 Porem já na viatura ele se cagou todo.
 Os policiais que estavam como ele na viatura foram hospitalizados com intoxicação grave.
 O meliante morreu asfixiado na viatura, pois não conseguiu escapar.
 O botijão mágico teria que esperar, afinal temos um caso claro de terrorismo aqui! Ou alguém tem muitos bolos para assar... disse Valdir Pereira conversando baixinho consigo mesmo.
 Com a agilidade e destreza de um marginal Valdir Pereira se esgueirou pelo quintalzinho até o quartinho dos fundos e abrindo a porta constatou que ali era o esconderijo dos 14 botijões vulcagás.
 - E se os vizinhos estão fazendo o mesmo? Basta um explodir e o bairro todo vai pelo ares! – Pensou Valdir Pereira.
 Dali podia-se ouvir o som do caminhãozinho de gás circulando pelas ruas próximas - esse é o gás, tá barato demais, a chama do seu fogão é mais quente com a vulcagás... Botijão 14 quilos...
 Valdir Pereira pulou novamente o muro e se esgueirando pelas calçadas escondendo atrás dos postes seguiu o caminhãozinho pelas ruas do bairro.
 Depois de algumas voltas ele vê o veículo adentrar os portões do depósito da vulcagás.
 - Os muros são altos e as defesas impenetráveis – Pensou - Só há um jeito de me infiltrar nesta fortaleza.
 Dito isso Valdir Pereira entra no compartimento por onde os botijões vazios são trocados pelos cheios e em um giro do aparato, ele está dentro do depósito.
 Ainda bem que não tem cachorro, eu tenho medo de cachorro. – Pensou Valdir Pereira.
 Se esgueirando pelas paredes ele chega a um quartinho e através de uma fresta no basculante vê os dois homens do caminhão transferindo gás de um botijão preto para outro comum.
 Os olhos deles brilhavam e uma aura obscura os rodeava.
 - Certeza que aquele é meu botijão! – Pensou Valdir Pereira.
 - Políticos? Grã-finos? Atormentar a humanidade? Era do meu botijão que ele estava atrás! – Também pensou Valdir Pereira.
 Afinal não existem botijões pretos por aí... dourados, verdes, azuis e prateados são comuns, mas pretos e ainda com runas mágicas em uma língua arcaica, só o de Valdir Pereira.
 - Eu sabia que devia ter colocado uma capinha no botijão para camufla-lo... Mas como ele fica no quintal, protegido em sua casinha, eu não achei necessário – Pensou Valdir Pereira.
  Não cientes do perigo que corriam, os homens continuavam a encher um botijão após o outro usando uma mangueira de plástico.
 Terminada a leva eles carregaram o caminhão e partiram para mais entregas.
 Agora era a oportunidade que Valdir Pereira precisava, somente o sujeito que trabalha na recepção estava no depósito além de Valdir Pereira. Seria fácil tapeá-lo.
 Valdir Pereira se esgueirou até a cozinha que há no local tirou a marmita da sua bolsa, a destampou e pronunciou as palavras mágicas, quentinhas quentinhas. Em menos de um minuto a marmita exalava o cheiro de uma deliciosa feijoada requentada, convém dizer que na marmitinha também havia arroz, couvezinha refogada e farofa da melhor qualidade como acompanhamento e partir daí foi batata ou no caso feijoada. O atendente hipnotizado pelo saboroso aroma foi até a cozinha e almoçou ali mesmo.
 Mal sabe ele que depois da feijuca uma irresistível preguiça o acometeria. Dando tempo para Valdir Pereira fugir com seu botijão de gás com tranquilidade.
 Mas e agora? Eles sabem onde eu moro! Bastaria a eles me roubarem novamente. – Pensava Valdir Pereira enquanto carregava seu precioso botijão pelas ruas de Americanópolis bufando de cansaço e já sem forças afinal além do peso do botijão ele estava sem almoço.
 Se esforçando e torcendo para não encontrar nenhum dos entregadores de gás pelo caminho que a essa hora já tinham feito fortuna vendendo gás roubado, Valdir Pereira chegou em segurança em casa.
 Olhou para a casinha do gás no quintal e não titubeou, resolveu guardar o dito cujo dentro de casa e sem esquecer de colocar uma bela capinha rendada nele para camufla-lo. Afinal sabemos que capinhas de gás servem para isso pois se não, não teriam outra serventia.
  Agora o problema é que além do capeta cada casa era uma bomba em potencial com tanto gás guardado por aí, afinal ao preço que os botijões estavam sendo vendidos, os populares aproveitaram para fazer estoque.
 Como resolvo isso? – Pensou Valdir Pereira abrindo o pacote de bolachas que foram o seu almoço.
 Entre uma mastigada e outra acompanhadas de goles de suco de manga Valdir Pereira bolou seu plano.
 Na calada da noite sai munido, agora de sua bolsa, essa sim mágica (mas não tão maneira ) ou “saco sem fundo” como ele gosta de chamar, ele invadiu cada casa das redondezas pegando os botijões guardados nas casas deixando apenas um em cada.
 Munido de mais de 98 botijões vulcagás todos devidamente acomodados em seu saco sem fundo, Valdir Pereira andava pela madrugada gelada.
 E agora? Ele abriria um depósito de gás?
 Não é uma má ideia pensou.
Afinal para se aposentar está cada vez mais difícil.
 E de qualquer forma o gás pertencia a ele.
Pereiragás, esse o gás, qualidade comprovada e melhor que os demais, só Pereiragás.
 O celular de Valdir Pereira toca interrompendo seu devaneio.
 Valdir Pereira faz o mesmo caminho pelo escadão e na casa de Dona Irene adentrou a passagem para o centro da terra.
 Lá juntamente com seu amigo Luizinho, o gênio de garrafa que também tem suas diferenças com o capeta desde que jogaram dominó umas semanas atrás, armazenaram os botijões bem na porta do inferno.
 Tocam a campainha e saem correndo.
 - Quem é?
 - É Deus! Cês tão queimando uma picanha aí e nem me chamam?! - Grita Valdir Pereira e depois fala bem baixinho de seu esconderijo -  Quentinhas, quentinhas...
  O capeta em pessoa vem atender, afinal era o altíssimo que batia a sua porta!
  Abrindo o portão e constatando que não havia ninguém e um cheiro de gás empesteava o ar o capeta se deu conta que era uma armadilha.
 Seu último pensamento antes de explodir em mil pedaços vendo o sorriso vitorioso de Valdir Pereira saindo de trás de uma pedra foi: Deus não come churrasco! Maldito seja Valdir Pereira!
 Nada como magia piromante para detonar uma grande explosão, claro que ajudada pelas brasas do inferno que saltaram para fora assim que o capeta abriu o portão - Pensou Valdir Pereira.
 Dada a lição no capeta para mostrar que com Valdir Pereira ninguém se mete, Valdir Pereira seguiu para casa.
 Valdir Pereira chegou em casa quase ao amanhecer e deu com sua porta arrombada, o botijão de gás continuava no lugar, afinal a capinha cumpriu sua função. Valdir Pereira então foi dormir.
 Horas mais tarde ele se levantou e com a boca asneando por um gole de café foi até a cozinha, colocou água no canecão e pronunciou novamente quentinhas, quentinhas! A água no canecão ferveu em instantes.
 Ao abrir a geladeira para pegar o pó de café (que não sei porque razão ele e outras pessoas guardam lá) ele deu falta da gelatina que havia botado para gelar ontem.
 Então os gatunos não saíram de mãos vazias – Pensou.
 Enquanto coava o café olhando para a agua quente sendo despejada no coador ele olhou para o botijão do lado do fogão, olhou para a o canecão de agua quente aquecido por magia.


 - Eu devia era ter pedido um pacote de bolachas que não acaba nunca. – Constatou Valdir Pereira vendo que as bolachas haviam acabado enquanto fechava o pote de café que também não acabava nunca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário